segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Encerramento da festa de São Francisco no povoado Canindé

Na tarde de ontem, 25 de outubro, a comunidade do povoado Canindé se reuniu para encerrar a festa do seu padroeiro, São Francisco. A santa missa presidida pelo Pe. Erisson Roberto, CSsR., pároco de Nossa Senhora Aparecida, contou com a participação de diversos paroquianos e devotos do "Santo de Assis", que se somaram ao povo da comunidade para festejar a sua festa. 


Para o povo do Canindé foi um ano especial de desafios, visto que um acidente na estrutura da capela da comunidade, ocorrido no inicio do ano e decorrente de uma forte ventania, fez com que fosse necessário uma grande mobilização da comunidade em arrecadar fundos para as obras de reestruturação da capela. Celebrar a festa do padroeiro depois das provações passadas foi um momento particular de agradecimento a Deus, através da intercessão de São Francisco, pela força que deu a comunidade de se reunir para enfrentar esse desafio. 



Através das leituras do 30º Domingo do Tempo comum, a comunidade refletiu, durante homilia do Pe. Erisson, sobre o amor de Deus para com os humildes. Cristo, no Evangelho, devolve a visão ao cego Bartimeu, que alcançou tal graça através da fé. Recordou também o Pe. Erisson que em São Francisco podemos enxergar o reflexo da Misericórdia de Cristo, que que atraiu o jovem Francisco ainda na juventude e o levou a uma conversão total de vida. 




Ao final da santa missa, a Sra. Edineuza, ministra extraordinária da comunhão eucarística responsável pela comunidade, agradeceu o empenho e a colaboração de todos que participaram do tríduo em preparação e do dia festivo em honra ao Seráfico Francisco, e também a todos que colaboraram com as obras de reestruturação e com a pintura da capela. A comunidade também presenteou o Pe. Erisson, lembrando do seu aniversário que será comemorado na próxima quinta, dia 29. Após os agradecimentos, os fiéis seguiram em procissão com a imagem do padroeiro, meditando e cantando a oração de São Francisco. Chegada a procissão, foi dada a benção final. 



Vale ressaltar que a igreja comemora São Francisco no dia 04 de Outubro, no entanto, por conta do choque com a festa de Nossa Senhora Aparecida, a festa da comunidade é transferida o final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário