terça-feira, 13 de outubro de 2015

Romaria de Nossa Senhora Aparecida-SE: a caminhada dos 100 mil

A cidade sergipana de Nossa Senhora Aparecida recebe todos os anos milhares de devotos para a Festa e Romaria em homenagem à Padroeira do Brasil e do município. Neste ano, como esperado mais de 100 mil fiéis peregrinaram na Rota do Sertão com destino à sede do município.



Na 11ª edição, a Festa teve como tema “Mãe Aparecida, das redes ao coração dos humildes”, e os festejos iniciaram no dia 1º de outubro e seguiram até a solenidade de Nossa Senhora Aparecida. 
A Romaria começou ao raiar do dia, onde fiéis de municípios vizinhos caminharam de suas cidades até Nossa Senhora Aparecida fazendo uma maratona de fé. No Povoado Queimadas em Ribeirópolis, aconteceu a Missa de Envio dos Romeiros, às 7 horas, ao final dessa celebração, os fiéis cumpriram o percurso de aproximadamente sete quilômetros até a cidade de Nossa Senhora Aparecida.

Já as 10 hs, aconteceu o ponto alto da festa, a Santa missa solene presidida pelo ser. Arcebispo Coadjuntor, Dom Frei João José Costa, OCarm, e concelebrada por Pe. Jadson Ramos (Vigário Episcopal do Vicariato São Lucas), Pe. Lucivaldo, Pe. Gilvan, Pe. Marcelo dos Santos, Pe. Joselito, Pe. Renato e Pe. Erisson Roberto. Logo no início da Santa missa, o Pe. Erisson fez a releitura da lei que institui a festa e romaria como patrimônio cultural do Estado de Sergipe, o que muito alegrou os romeiros.

Em Sua homilia, Dom João recontou a história da aparição da Virgem Maria, achada pelos pescadores na águas do rio Paraíba, em Guaratinguetá-SP. Contando a história do encontro da imagem da Conceição Aparecida, o Arcebispo demonstrou o poder intercessor de Maria, que auxiliou os pescadores com a milagrosa pesca no Rio Paraíba, relembrando também a passagem do evangelho do dia, que mostra Maria intercedendo na cena das bodas de Caná. 
















Ao final da Santa Missa o Arcebispo deu a benção dos objetos de devoção que os romeiros trazem consigo, e a benção final com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário