Redentoristas

No ano de 2013 Paróquia de Nossa Senhora Aparecida deixou de ser administrada pelos padres diocesanos e passa a ser conduzida pela Congregação do Santíssimo Redentor ou Missionários Redentoristas, sob o governo da Vice-Província de Recife. A posse dos novos párocos ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2013, quando o Arcebispo de Aracaju empossou o Pe. Erisson Roberto Monteiro da Silva e Pe. Rinaldo. A missa de posse foi presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, no 1º domingo da Quaresma.
Padre Erisson Roberto
A chegada dos missionários redentoristas provocou algumas mudanças na paróquia com uma reorganização dos movimentos e pastorais a fim de fazer com que esses cresçam da melhor forma possível. Outro fato importante aconteceu, a criação da Paróquia de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel do Aleixo. Com isso, o território que antes era parte da paróquia Nossa Senhora Aparecida passou a formar uma nova paróquia, tendo sua matriz na cidade de São Miguel.

A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada por Santo Afonso de Ligório em Scala (Itália) em 1732 para evangelizar os mais pobres e abandonados. No Brasil, a Congregação Redentorista foi trazida pelos padres holandeses. Em abril de 1894, foi fundada a primeira comunidade redentorista em Juiz de Fora - MG. Poucos meses depois, vieram os redentoristas da Baviera (Alemanha), dando início à grande Província de São Paulo, tendo seu trabalho iniciado em Aparecida - SP e em Goiás. Atualmente existem várias Províncias e Vice-Províncias. Em 24 de agosto de 1953 foi instalada oficialmente a Vice-Província, em Recife. A partir de então, diversas foram as missões redentoristas pregadas por holandeses e brasileiros. Tornaram-se célebres as Novenas em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir de 1956. As atividades sociais ganharam fama e destaque através da Escola Técnica Redentorista, em Campina Grande-PB. A promoção humana coube ao famoso Irmão Urbano Win, que através de suas técnicas de simplificação de construções de casas, reservatórios d'água e perfuração de poços, trouxe novas esperanças ao Semiárido Nordestino.

Os redentoristas são mais de 5 mil, que atuam em 80 países. No Brasil, há cerca de 600 missionários redentoristas espalhados em 25 estados e no Distrito Federal, estando ausentes somente no estado de Roraima. Estão organizados em 5 Províncias (São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiás e Porto Alegre) e 4 Vice-Províncias (Manaus, Bahia, Fortaleza e Recife). A Província de São Paulo é a maior Unidade do País, com cerca de 200 missionários.

Desde a chegada dos Redentoristas em Aparecida (SE), Erisson continuou como pároco, sendo auxiliado por vigários. Com a saída de Pe. José Rinaldo, passaram pela cidade Ir. Genilson Silva, CSsR, e o Pe. José Ailton dos Santos, CSsR. Este deixou a paróquia em fevereiro de 2015 e foi anunciado para lhe substituir o diácono Renato Azevêdo, CSsR, que meses depois for ordenado e permanece na paróquia atuando como vigário paroquial.
Padre Renato Azevêdo.

GOVERNO DA VICE-PROVÍNCIA DE RECIFE
Pe. Geraldo Freire

Congregação do Santíssimo Redentor


Pe. Geraldo Freire Soares, C.Ss.R – Superior Vice-Provincial.
Pe. Francisco de Assis Gabriel dos Santos, C.Ss.R  - Vigário Vice-Provincial.
Pe. Luiz Vieira Gomes, C.Ss.R – Conselheiro.
Pe. Wagner Gonçalves de Souza Lima, C.Ss.R – Conselheiro.
Pe. Eugênio Alexandre Gomes de Souza, C.Ss.R – Conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário