História da Paróquia

Assim como a primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, retirada nas águas do Rio Paraíba, onde pescadores que antes não haviam conseguido pescar sequer um lambari, após encontrarem imagem da santa conseguiram uma quantidade abundante de peixe, a história de Nossa Senhora Aparecida na cidade sergipana também foi iniciada com um milagre da Santa.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida constitui o maior patrimônio religioso, histórico e cultural do município. Elemento central da vida paroquial é nela que ocorrem os momentos mais importantes da comunidade, como as festas, procissões, celebrações litúrgicas, etc. Para os Aparecidenses, este templo é o marco da arquitetura local e da modernidade que começou a ser erguida em 1957 na Praça Primo Torquato.

A construção da capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida se deu por conta de um milagre concedido a José Torquato de Jesus, filho de Primo Torquato de Jesus e Josefa Maria do Espírito Santo. Nascido em um lar católico, no qual desde cedo teve acesso aos ensinamentos religiosos transmitidos pelos pais, sempre foi um homem de muita fé, característica conservou ao longo de sua vida.

Segundo relatos, em 1956, José Torquato, a época com 33 anos, deixou o povoado Maniçoba para passear no Sudeste do país, e durante a sua estadia no estado adoeceu com um problema de saúde sério em um dente, e a cada dia que passava se agravava mais, com forte dor, e já estava difícil para se alimentar, pois sua garganta estava muito inchada, o inchaço atingia pescoço e rosto. O médico e o dentista já não sabiam o que fazer, pois já não faziam efeitos os anti-inflamatórios, outros procedimentos e muito menos a anestesia. Noites sem dormir e já bem fraco. José Torquato, entre o dia 12 a 30 de maio de 1956 (ele não lembrava com exatidão em que dia do mês de maio ocorreu à cura) movido pela fé começou a fazer oração e de um modo todo especial lembrou Nossa Senhora Aparecida e com muita fé pede a cura à mãe Aparecida e foi atendido.

Antiga Capela do Povoado Maniçoba em 1976. 
Após o milagre, José Torquato retornou para a sua terra construiu ao lado de familiares e a comunidade uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. O Povoado Maniçoba, terra abençoada pela mãe Aparecida se desenvolveu e em 24 de dezembro de 1975 passou a ser a sede do município com a transferência de Cruz das Graças e o local recebe o nome da santa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário