terça-feira, 9 de agosto de 2011

Que eu me conheça para te conhecer!

Lamento e desprezo do outro, o comodismo ou a preguiça de crescer humanamente – seríamos os santos do “pau oco”. O verdadeiro caminho espiritual passa sempre pelo conhecimento de si próprio e, portanto, pelo conhecimento das paixões da alma e pelo seu tratamento – é este o caminho para Deus e, portanto, para a verdadeira humanização!
Querer voar para Deus desconhecendo a si mesmo é como Ícaro que, desejando aproximar-se do sol com asas de cera, caiu. As asas que nós construímos antes de nos encontrar com nossa própria realidade, são também simplesmente de cera. A vida com Deus não pode ser escapatória para os problemas que deveríamos resolver! A verdadeira piedade deve ser trazida para o chão do quotidiano e penetrar nosso dia-a-dia e nosso trabalho. Os antigos monges perguntavam ao noviço: “Qual a tua matéria?”
É descendo para nossa condição terrena que entramos verdadeiramente em contato com o céu, pois à medida que temos coragem de descer até as nossas próprias paixões, elas nos elevam a Deus: subimos a Deus à medida que nos abaixamos até nossa própria realidade. Aquele, porém, que almeja o céu com facilidade, nada encontrará além de sua imagem pessoal a respeito de Deus, de si e dos outros – tudo fruto de suas projeções! Como dizia Santo Isaac de Nínive: “A escada para o reino do céu está escondida em tua alma. Mergulha para dentro dos pecados que estão em ti mesmo e, assim, encontrarás ali uma escada pela qual poderás ascender”.



Blog Visão Cristã
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário