quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nossa Senhora Aparecida se despede do Pe. Araújo

Numa noite de muita comoção mas, principalmente, de muita fé, diversos fiéis católicos de Nossa Senhora Aparecida, dos povoados do município e também da cidade de São Miguel do Aleixo, se reuniram na Igreja Matriz para prestar uma grande homenagem ao Pe. José Manoel Araújo, participando e celebrando a santa missa exequial. Num clima de muita oração, por volta das 22 hs, o corpo do sacerdote foi recebido na Matriz, junto com sua família, vindo de sua cidade natal, Tacaratu - PE, para onde o corpo havia sido levado anteriormente e onde outras missas já haviam sido celebradas. Em Nossa Senhora Aparecida a Santa Missa foi presidida pelo vigário paroquial, Pe. Geovânio Lima, CSsR., e co-celebrada pelos Padres Bosco Lima, Marcos Rogério e Anderlan Fernandes. Também participou da Santa Missa o Pe. João Santos. 
Na homilia, proferida pelo Pe. Bosco Lima, o sacerdote ressaltou as virtudes de santidade do Pe. Manoel Araújo, relembrando à comunidade o zelo e a dedicação missionária deste que foi tido como um grande visionário e peça fundamental para o desenvolvimento da fé católica em Nossa Senhora Aparecida. O Pe. Bosco ainda lembrou de diversas ações promovidas pelo Pe. Araújo durante o exercício do seu ministério sacerdotal, tais como os Encontros de Casais com Cristo, Cursilhos de Cristandade, Retiros de Carnaval, e principalmente sua obra vocacional, que legou diversos padres para a Igreja. 
Pe. José Manoel Araújo, nascido em Tacaratu - PE, no dia 05 de agosto de 1936 e ordenado sacerdote na mesma cidade no dia 11 de fevereiro de 1968, foi, por mais de 20 anos, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ribeirópolis - SE, a qual também abrangia os municípios de Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo. Durante esse longo período de exercício pastoral nestas cidades, o Pe. Araújo deixou uma profunda marca de catolicidade nos fiéis, promovendo a fé e a pessoa humana, e sendo um incansável missionário da graça divina. Devoto fervoroso de Nossa Senhora Aparecida, o Pe. Araújo preparou com zelo e entusiasmo a criação da paróquia a ela dedicada, sendo também ele o responsável de liderar a construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, ficando esta obra conhecida pelas proporções deveras grandiosas para a época. 
Terminada a santa missa e feita a oração de encomendação, os fiéis puderam se aproximar do corpo para, através da oração, se despedirem do sacerdote. Após este momento o corpo foi levado em cortejo para a cidade de Ribeirópolis, onde será velado até a manhã da sexta, dia 02/09, quando o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, presidirá a última Santa Missa Exequial às 8 hs, sendo seguida do enterro, na própria Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus de Ribeirópolis. Com tantos feitos e tantas virtudes presentes neste grande missionário, restará ao povo de Deus que muito se alegrou e viveu intensamente na presença de Deus sob o seu pastoreio, rezar para que Nosso Senhor o acolha no céu entre os seus eleitos. E que do céu, onde certamente o PE. Araújo está, contemplando a face de Deus, ele possa interceder por todos nós que aqui ficamos. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário