terça-feira, 31 de maio de 2016

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor

Na última quinta-feira, 26 de maio, a Igreja de Cristo celebrou devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o Corpus Christi. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida/SE grande número de fiéis participaram da Solene Santa Missa, presidida pelo pároco, Pe. Erisson Roberto, CSsR., com assistência do Diac. Geovânio Lima, CSsR. A Santa Missa, que teve sua liturgia escrita por Santo Tomás de Aquino, grande promotor dessa festa nos seus primórdios, teve a especial participação dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, que renovaram o seu amor e compromisso com o serviço eucarístico a eles confiado. Também durante a Santa Missa foram apresentados os membros da comunidade que, após oração e um processo de discernimento, aceitaram abraçar tal ministério extraordinário, que tem sua mais importante função na visita aos enfermos e idosos que não mais conseguem participar da Santa Missa e receber o Corpo do Senhor. 
Terminada a Santa Missa teve início a adoração ao Santíssimo Sacramento que se estendeu durante todo o dia. Ao final da Tarde foi celebrada a procissão, que é uma das duas mais importantes e também tidas como "de preceito" para os fiéis católicos - a segunda procissão de preceito é a de Ramos, realizada no domingo de mesmo nome. Porém, a procissão de Corpus Christi ganha especial significado, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. 
Após percorrer algumas ruas da cidade a Procissão retornou para a Igreja Matriz, a qual fora ornamentada com tapetes que traziam símbolos católicos, tudo em honra do Senhor que sai do Sacrário e vai visitar o seu povo.
A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário