segunda-feira, 9 de maio de 2016

Solenidade da Ascensão do Senhor

No dia em que a Igreja no Brasil celebra a Ascensão do Ressuscitado para junto do Pai, a paróquia de Nossa Senhora Aparecida se reuniu para celebrar a graça de ser membra do Corpo Místico de Cristo, a Igreja. A santa eucaristia, presidida pelo Pe. Erisson Roberto, CSsR., e assistida pelo Diác. Geovânio Lima, CSsR., teve três intenções especiais: a semana de oração pela unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema "Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor!" (1Pe 2.9); o 50ª dia mundial das comunicações sociais, sob o tema "Comunicação e misericórdia: um encontro fecundo."; e por mim, a celebração do dia das Mães, que se insere de modo especial dentro do mês de Maria. As três intenções foram oferecidas nas duas Celebrações Eucarísticas que ocorreram na matriz de Nossa Senhora Aparecida neste domingo, sem que, no entanto, fosse esquecida a celebração da Ascensão do Senhor, marco importantíssimo na missão de Jesus e também na missão da Igreja. 
"Se não houvesse a Ascensão, não entenderíamos a missão de Jesus morto e ressuscitado. Deus ressuscitou Jesus para fazer o caminho como que de volta de sua encarnação. Jesus não perdeu a humanidade. Agora ela está glorificada. Manifesta-se sua condição Divina que ficara oculta na Encarnação. O mistério de sua glorificação, como nos explica Paulo aos Efésios, é colocá-Lo acima de todo o poder nesse mundo e no outro. O Pai pôs tudo sob seus pés e fez Dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja (Ef 1,17-23). Ele é a fonte de tudo e para ele se dirigem todas as coisas. Ele não é um santo a mais e não concorre com outros “deuses e senhores”. Em sua humildade se fez homem e sofreu; na sua glorificação foi exaltado. Ele não perdera sua condição. Agora nos é manifesto o que é e o que era quando estava conosco. Seu trono é o universo celeste e terrestre. Mas se alegra em estar com os filhos dos homens. O paraíso de Deus é o coração do homem (S. Afonso). Para nós, a Glória de Deus está onde Ele está, sobretudo em nosso coração. Ele virá julgar os vivos e os mortos. Virá para exercer sua misericórdia." Pe. Luiz Carlos de Oliveira, CSsR./Deus Conosco, dia a dia. Maio de 2016.
Ao final da celebração da noite, o Pe. Erisson, falando a comunidade sobre o dia mundial das comunicações sociais, apresentou parte da equipe da PASCOM de nossa paróquia, que tem como meios de comunicação e evangelização além deste site, uma página na rede social facebook, com o mesmo nome "Missão Aparecida". 
Tanto pela manhã, quanto a noite, a equipe da Pastoral do Dízimo da paróquia preparou uma pequena homenagem para as mães que estavam presentes na santa missa, presenteando-as com um cartão de felicitações pelo dia a elas dedicado, além de um cupcake. Esta foi uma forma da paróquia e da pastoral do dízimo demonstrarem a essas mulheres o agradecimento da Igreja pela missão por elas aceita, pois, a maternidade é, sem dúvida, uma grande missão dada por Deus as mulheres. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário