terça-feira, 22 de março de 2016

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa

No último domingo, dia 20/03, junto com toda a Igreja no mundo, a paróquia Nossa Senhora Aparecida abriu as celebrações da Semana Santa com a Celebração da Bênção e Procissão de Ramos e a Santa Missa da Paixão do Senhor. Durante todo o dia do domingo, as comunidades centrais dos setores paroquiais tiveram celebrações, e no final da tarde, a celebração aconteceu na Matriz de Nossa Senhora Aparecida. A procissão e santa missa, presidida pelo Pe. Erisson Roberto, CSsR., teve início na Rua São Sebastião. Seguindo o rito litúrgico, foi dada a bênção dos ramos, que lembram os ramos trazidos pelos judeus quando aclamaram Jesus como Rei em sua entrada em Jerusalém, e após a leitura do Evangelho de São Lucas 19, 28-40, os fiéis saíram em procissão, cantando, como os "filhos dos hebreus", Hosana ao Filho de Daví! 

Chegada a procissão na Igreja Matriz, teve início a segunda parte da liturgia deste domingo, sendo ela a Santa Missa da Paixão do Senhor. Na liturgia da palavra, a narrativa da Paixão figura como parte central, e através dela, podemos  "compreender profundamente o mistério de nossa Salvação. O Cristo sofredor nos ofereceu sua própria vida para a nossa redenção. Ele sabe que sua missão não será em vão." 

A partir das celebrações desta que é considerada a "semana maior" para os Cristãos Católicos, os fiéis são convidados a mergulharem no mistério Pascal do Cristo, Cordeiro por nós imolado, e com Ele, viver e celebrar os mistérios da nossa Salvação. Nos ensina a Igreja que para ressuscitarmos com o Cristo, precisamos viver com ele o calvário, e, como Cristo no madeiro da Cruz, que atraiu para si todos os pecados, devemos nos livrar das nossas faltas, e buscamos nos revestir sempre das graças de Cristo, que é nosso Divino Redentor. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário