sábado, 9 de janeiro de 2016

Arcebispo Coadjutor abre solenemente a Porta Santa da Misericórdia

Na noite de sexta, dia 08/01, sua excelência reverendíssima Dom João José Costa, OCarm, arcebispo coadjutor de Aracaju, abriu solenidade a porta santa da misericórdia na matriz da paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Com a celebração, segundo escolha e decreto do Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, por concessão do Papa Francisco para o Ano Jubilar da Misericórdia, a paróquia de Nossa Senhora Aparecida passa a ser um Santuário da Misericórdia, para onde todos os fiéis católicos podem peregrinar,e, passando pela Porta Santa, lucrar as indulgências, segundo a forma prescrita pela Santa Igreja. 






Tendo sido a porta aberta, Dom João José foi o primeiro a atravessá-la, e após um momento de oração, abençoou a água para o rito de aspersão dos fiéis. Com a oração de benção da água, os sacerdotes, coroinhas, equipe de celebração e todo o povo de Deus presente passou a atravessar a Porta Santa, sendo aspergidos pelo Arcebispo.
A santa missa prosseguiu com o seu rito de costume, sendo celebrada a missa da sexta feira após a Solenidade da Epifania. 






Em sua homilia, o Dom João Costa falou a comunidade sobre a importância de viver bem e com intensidade o Ano Santo do Jubileu extraordinário da Misericórdia, sendo uma oportunidade dada pelo Papa Francisco de aproximar a Igreja das periferias geográficas e existenciais, além de uma forma de aprimorar a missionariedade, característica necessária da Igreja. Tratando do evangelho do dia, o Sr. Arcebispo afirmou que a atitude de Jesus quando da acolhida do homem leproso nos mostra que o Cristo é o retrato da misericórdia do Pai, sendo esta uma atitude de acolhida a ser seguida por todos aqueles que desejam viver bem o Ano Santo. Por fim, o Arcebispo convidou o povo a tomas a virgem Maria, que na Salve Rainha invocamos como Mãe de Misericórdia, como modelo de vida e de fé para o ano jubilar. 










No final da celebração eucarística, o Pe. Erisson Roberto, CSsR, convidou todos os paroquianos a viverem com entusiasmo e envolvimento o ano da misericórdia, participando das atividades e celebrações que serão realizadas. O Pe. Erisson também anunciou a comunidade o desejo de, no ano de 2016, iniciar o projeto de construção de uma nova igreja na cidade de Nossa Senhora Aparecida, que será edificada na região da cidade conhecida como COHAB Nova, e será dedicada a Divina Misericórdia. Antes da Benção, juntos com o Arcebispo, todo o povo rezou a oração jubilar, dada pelo Papa Francisco a igreja para o Ano Santo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário