quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Encerramento da Festa da Sagrada Família no Pov. Pau Ferro.


(Foto: Cidclei Mota)
Ainda vivendo as alegrias do Santo Natal de Jesus Cristo, a Comunidade do Povoado Pau Ferro, assim como a Igreja católica em todo o mundo, celebrou no ultimo domingo, 27 de Dezembro, a festa da Sagrada Família, apresentando-nos Jesus, Maria e José, a família da Nazaré que se tornou modelo para todas as outras. 
A ordem dos nomes não é por acaso; indica a intensidade de santidade de seus membros: Jesus — Deus entre nós; Maria — a cheia de graça; José — o homem justo. Uma família sagrada!
O Novenário em honra a Sagrada Família, Padroeira da Comunidade do Pau Ferro, teve inicio no dia 18. e no dia 27 Dezembro a comunidade se reuniu para encerrar as festividades.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Erisson Roberto, CSsR, teve a animação do Ministério de música, Anjos de Fé (Pov. Cruz das Graças) e contou com a presença de grande número de fiéis que lotaram a pequena capela da comunidade. Os textos bíblicos dessa festa litúrgica apresentaram-nos qualidades e virtudes que devem ser buscadas para que realmente nossas famílias sejam sagradas. Mas a celebração também nos convidou a refletir sobre a família hoje, seus problemas, desafios e esperanças.

(Fotos: Vanderson Silva)
Contemplando a Sagrada Família, somos convidados a olhar para as nossas que estão expostas a tantas dificuldades. E somos interpelados pelo Evangelho de Jesus Cristo para que façamos delas verdadeiras comunidades de fé e de amor, promotoras e defensoras da vida em todas as dimensões, alicerçadas nos valores da fidelidade e da indissolubilidade.
Na celebração da festa da Sagrada Família, somos convidados a viver os valores que as leituras bíblicas dessa celebração nos apresentaram. O livro do Eclesiástico nos propõe amar e respeitar nossos pais: "Quem honra seu pai alcança o perdão dos pecados, quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros." E o apóstolo Paulo, na carta aos colossenses, exorta a nos revestirmos de misericórdia, bondade, humildade e mansidão, insiste para que saibamos amar e perdoar. São os caminhos para se construir uma verdadeira família.

Ao final da Santa Missa a comunidade realizou a procissão com a imagem da Sagrada Família por algumas estradas do povoado, retornando para frente da capela, onde o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, Sr. Paulo, agradeceu a todos que colaboraram com a realização de mais uma festa e a todos que prestigiaram e abrilhantaram cada noite do novenário, bem como a tarde do dia festivo. Em seguida, a benção final foi proferida. E onde o Celebrante rogou a Deus para que Jesus, Maria e José abençoem e encorajem nossas famílias; para que elas sejam fiéis à missão que Deus lhes confiou, sendo verdadeiras "Igrejas domésticas" a testemunhar para o mundo os valores evangélicos, a exemplo da família santa de Nazaré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário