quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um pouco mais de História

Na postagem anterior contamos a história da construção da primeira capela do povoado Maniçoba. Hoje vamos contar mais algumas histórias de antes dessa construção.
Por volta de 1922 à família Torquato chegava nessa região, e com eles algumas outras famílias que vieram para trabalhar nas terras dos Torquato. A região do pov. Maniçoba, até então desabitada, não tinha igreja e nem atendimento pastoral, já que era muito difícil um padre no local. Mas a família Torquato sendo muito Católica, passou a reunir as pessoas para a oração do terço em sua casa. Com o passar do tempo os moradores se reuniram e construíram uma igrejinha de taipa, para que se pudesse rezar o terço. Com a igreja pronta as orações foram transferidas da casa dos Torquato para o local que continha apenas uma cruz. Por ser construída de taipa, após uma forte chuva a capela não suportou e desabou. 
Com a construção da capela ficou uma dúvida: Quem seria o padroeiro do povoado? Não se sabia quem era. Pelo que procuramos saber havia três hipóteses, cada hipótese defendida por uma pessoa. A primeira pedia que o padroeiro fosse São Sebastião, mas a idéia de seu Celso foi logo descartada já que ele não tinha uma imagem. A outra liderada pelo senhor José Torquato pedia Nossa Senhora Aparecida como padroeira. E a terceira defendida por um senhor desconhecida queria Santa Teresinha. A disputa entre os grupos demorava, até que conta-se, o senhor José Torquato haveria sonhado com plantações de algodão (na época principal atividade econômica do local) e com Nossa Senhora Aparecida descendo sobre os pés do algodão. Então Nossa Senhora Aparecida Ficou como a padroeira do povoado Maniçoba.    
Por.: Ítalo Mateus O. Barreto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário