terça-feira, 10 de maio de 2011

História da construção da primeira capela do povoado Maniçoba

O terreno onde hoje é a sede de Nossa Senhora Aparecida pertenceu ao senhor Primo Torquato de Jesus, que chegou a essa região em 1922 com sua família, vindos do povoado Salgado, na época município de Ribeirópolis, para as terras compradas de um homem de pré-nome Daminhão. 
Além da família dos Torquato, outras começaram a se estabelecer nesse local; a família do senhor Pedro Barbosa de Jesus; a de Aprígio de Jesus Barreto; a de Beniziu Oliveira; a de Casimiro de Piu; a de José Nunes; a de Denizio do Salgadinho; a de Júlio Cajarana; entre outros.
Segundo José Ferreira de Jesus, o desenvolvimento do Povoado Maniçoba se deu a partir da chegada de sua família. Ele próprio, após casar-se e herdar o terreno da mãe, começou a lotear para outras pessoas construírem no local. Eles trabalharam nas lavouras de Algodão, muito produtiva na época, e nas de milho, feijão e mandioca. O senhor Celso de Primo se tornou um pequeno comerciante que abatia reses para vender a população. Além disso, construiu um pequeno campo de futebol para a pratica esportiva da população. 
Para a construção da capela houve uma mobilização popular: cada mulher solteira dava 50 cruzeiros, as casadas davam um prêmio para o leilão e os homens pagavam a bandeira. Além disso, senhor José Ferreira de Jesus, enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei pedindo a liberação de Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), destinados a auxiliar na construção da Capela do Povoado Maniçoba, em Março de 1957. A justificativa desse projeto era prestar aos habitantes do referido povoado uma pequena ajuda no sentido de que os mesmos vissem concretizados os seus esforços e possuíssem um pequeno templo, onde pudessem, com dignidade, realizar as cerimônias e a Santa Missa. 
Mesmo com esse projeto, o dinheiro não foi suficiente, segundo seu Celso, houve ainda uma ajuda da família G. Barbosa, através  da pessoa de Dona Sinhá, que conseguiu Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros), para fazer o piso da capela. 
Assim, com a ajuda dos irmãos José Torquato de Jesus, Elisiário Bispo de Jesus e José Ferreira de Jesus, juntamente coma população, o povoado teve sua capela, sendo celebrada a primeira Missa em 1957, pelo Pe. Aleixo, de Ribeirópolis. Vale ressaltar que a primeira igrejinha teve sua construção antes de 1957.
A antiga capela não existe mais. No lugar dela foi construída a atual igreja Matriz da paróquia. 


Fonte: Prof. Maria Aparecida N. O. Barreto ET. AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário