domingo, 27 de abril de 2014

Missa da Ceia do Senhor

As celebrações centrais da Semana se concentram, sem dúvidas, no tríduo pascal. Este, tem seu inicio a partir da tarde da quinta feira santa, com a santa missa In Coena Domini, ou missa da Ceia do Senhor. Nesta, fazemos memória da ultima ceia de Cristo com seu apóstolos, lembramos do mandamento do amor que nos foi dado por ele, e repetimos o gesto do lava-pés. 
O missal dominical da assembléia Cristã nos diz: "A instituição da eucaristia como rito memorial da nova aliança é certamente o aspecto mais evidente da celebração atual, que, aliás, justifica a sua solenidade como uma evocação "histórica" e figurativa do acontecimento realizado na ultima ceia. Mas é o próprio missal romano que convida a meditar sobre dois aspectos do mistério deste dia: a instituição do sacerdócio ministerial e o serviço fraterno da caridade. De fato, sacerdócio e caridade estão estreitamente ligados com o sacramento da eucaristia, compreendido em sua globalidade e de modo mais preciso."
Nesta celebração, lembramos três pontos específicos: 1º - Jesus lavar os pés dos seus: é um gesto de amor; 2º  -  Jesus se dá em alimento; é sacramento do amor; 3º - O sacerdócio nasce da eucaristia; é dom para a unidade. 
E assim, a comunidade de Nossa Senhora Aparecida abriu o seu tríduo pascal na santa missa precidida pelo seu pároco, Pe. Erisson Roberto Monteiro da Silva, CSsR. 























































Nenhum comentário:

Postar um comentário