sábado, 15 de março de 2014

São Clemente e a expansão da Congregação Redentorista

Comunidade Redentorista de Nossa Senhora Aparecida também celebra a festa de São Clemente



São Clemente Maria Hofbauer, santo redentorista que viveu entre 1751 e 1820, foi o responsável pela expansão da Congregação Redentorista.
Entre as inúmeras dificuldades que o santo redentorista vivenciou, a primeira delas foi a incredulidade dos próprios companheiros.
“A primeira dificuldade que São Clemente enfrentou foi uma dificuldade interna muitas pessoas não acreditavam nele, achavam que ele não teria as condições pare realizar a sua missão. Porque a Congregação tinha um caráter muito italiano, de repente você levar a Congregação para fora da Itália e numa realidade difícil como a da Europa Central, então muitos não acreditaram na sua missão. Foi o primeiro obstáculo, a primeira dificuldade que ele enfrentou”, conta o Missionário Redentorista, padre Inácio Medeiros. 
Padre Inácio recordou o momento em que os Redentoristas foram expulsos de Varsóvia na Polônia, pelo rei Frederico Augusto da Saxônia, numa época de grande restrição à religiosidade.
“Pela circunstância histórica que São Clemente viveu; a Europa estava vivendo no período posterior a Revolução Francesa que criou uma grande confusão política. Nós estávamos no tempo da expansão liderada por Napoleão Bonaparte, tanto assim que ele foi expulso da sua terra e os Redentoristas tiveram que ir para o exílio”. 
São Clemente abandonou a Polônia e viveu por um período na Itália. Doze anos após a expulsão viu a comunidade crescer em Viena na Áustria, a partir de 1808. O religioso viveu mais 12 anos e morreu em Viena, no dia 15 de março de 1820.
Depois de sua morte, a partir da Província Austríaca, aconteceu a expansão da Congregação para todo o mundo.
“São Clemente enfrentou essas dificuldades e soube adaptar o Evangelho, soube adaptar o ideal redentorista a essas circunstâncias. Se formos olhar, são os mesmos critérios, as mesmas dificuldades, claro num paralelo que nós enfrentamos no mundo de hoje”, completou padre Inácio. 
Fonte: a12.com
Em Nossa Senhora Aparecida, a comunidade redentorista se reuniu na manhã de hoje para celebrar, junto com algumas pessoas da comunidade, a festa do seu santo. Foi um momento de alegria e de maior aproximação do povo junto a Congregação do Santíssimo Redentor, pois conhecendo a história de São Clemente, é possível conhecer a própria história da congregação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário