terça-feira, 12 de julho de 2011

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

No dia 10 de julho de 2011, a comunidade paroquial de Nossa Senhora Aparecida, celebrou a solenidade do seu co-padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus. Depois de um tríduo preparatório, a solenidade contou com a presidência de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju; e com a co-celebração dos padres Cleberton e Joselito. 

Como o têm lembrado freqüentemente os Romanos Pontífices, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus, (...) apresenta-se a si mesmo como mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11, 29). Pode dizer-se que a devoção ao Coração de Jesus é a tradução em termos cultuais do reparo que, segundo as palavras proféticas e evangélicas, todas as gerações cristãs voltaram para aquele que foi atravessado (cfr. Jo. 19, 27; Zc. 12, 10), isto é, o costado de Cristo atravessado pela lança, do qual brotou sangue e água, símbolo do “sacramento admirável de toda a Igreja”.
O texto de São João que narra a ostentação das mãos e do costado de Cristo aos discípulos (Cfr. Jo. 20, 20) e o convite dirigido por Cristo a Tomás para que estendesse a sua mão e a introduzisse no seu costado (Cfr. Jo, 20 27), tiveram também um influxo notável na origem e no desenvolvimento da piedade eclesiástica ao Sagrado Coração.

A festa do Sagrado Coração de Jesus desse ano, como ressaltou o Pe. Cleberton no final da missa foi organizada exclusivamente pelo apostolado da oração, sem envolvimento do conselho paroquial. Outro motivo especial desse dia, foi a comemoração prévia do aniversário natalício de Pe. Joselito. 

Fotos de Ademarcos Santana

















































2 comentários: